CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Você é o visitante Nº

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Por que o Brasil não consegue desenvolver instrumentação de alta tecnologia como o Japão,o que falta para nós?

Recentemente uma empresa japonesa cancelou a construção de uma filial no Brasil depois que uma consultoria técnica avaliou que no Brasil não há instrumentação de ponta para dar suporte para a fábrica, ou seja, tudo teria que ser importado, citou como exemplo: solda a vácuo, pintura para peças microscópicas, lentes de precisão.

O problema é, que empresa no Brasil estaria disposta a investir em tecnologia de instrumentação se não tem quem compre dentro do Brasil? O pontapé inicial é fabricar para o mercado externo, aí sim, quando uma empresa de alta tecnologia quiser abrir uma filial no Brasil, teria suporte. Então, por que as empresas brasileiras não enxergam desta forma? Preferem fabricar vergalhão para construção civil do que investir em tecnologia para outras áreas? Como entrar nesse mercado? Estaríamos nós muito atrasados a ponto de não podermos mais alcançar nossos concorrentes?

No Brasil apenas fabrica a matéria-prima, justamente para esses países ricos e civilizados, já que entre eles, há uma óbvia escassez de produção ou ausência completa em seu território, sendo assim, eles precisam importar esses produtos de nós, além dos outros países do terceiro mundo.

0 comentários: