CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Você é o visitante Nº

segunda-feira, 23 de junho de 2008

COMO SE DEVERÁ DAR A APRENDIZAGEM DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.

Para que a aprendizagem seja eficaz, terá de partir do nível de desenvolvimento do aluno e procurar oportunizar atividades significativas estimulando o aluno a progredir e aprender, de acordo com a sua capacidade de forma histórico~rítica. De tal forma que o conhecimento não seja algo imutável mas, sim, sujeito às mudanças históricas e sociais de uma época.



A aprendizagem, que nada mais é do que o processo de assimilação dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, deverá ser significativa, ou seja, o aluno pode construir sua realidade, sendo capaz de atribuir significados a seu cotidiano. Pois quanto mais significativa a aprendizagem for, mais será a sua repercussão sobre o crescimento pessoal.

A aprendizagem significativa está intimamente relacionada com a sua funcionalidade, ou seja, sua aplicabilidade no dia-a-dia. A interdependência de fatos deve ser o critério utilizado a fim de promover um ensino eficaz e de qualidade entre todas as diferentes áreas de uma proposta curricular escolar.


A aprendizagem de informática, nesse contexto, deve ser parte integrante do currículo, de forma que todo o conteúdo aprendido possa ser efetivamente utilizado quando as circunstâncias nas quais o aluno se encontra assim exigirem.


meu e-mail: giovanni.gtr@gmail.com